Featured post

A Journey through the Desert

( First posted in Portuguese,  in March 2016) For Julia , The Princess with the Green Slippers 'Julia! Bernardo!&...

Tuesday 17 May 2011

As Lições da Avó Patachoca: Arrumar é Divertido

          Fico feliz por poder contribuír com o meu conto, para uma causa meritória e para o bem estar das crianças envolvidas, fazendo votos para que as boas energias deste começo me possam augurar um futuro de sucessos na escrita.
          Neste projecto, estão envolvidos:
                    - Fundação António Aleixo
                    - Projecto Akreditar - Valência da Fundação António Aleixo
                    - Fotógrafa Profissional, Ana Abrão (http://www.anaabrao.com/)
                    - e Ver o Verso Edições, Lda.

Excerto:

          A Avó Patachoca era uma pata roliça e cheia de genica; tinha um repucho de penas amarelas platinadas no topo da cabeça que a distinguia de todas as outras patas. Durante anos ensinou o ABC... a muitos patinhos, em vários pontos do globo, mas agora já estava reformada e finalmente tinha tempo para se dedicar aos seus passatempos preferidos, como a escrita, a pintura, o crochet...Bem, ter, ter, lá isso deveria ter tempo para todas essas coisas, mas a verdade verdadeira verdadinha é que afinal não tinha! Ao reformar-se, o seu dever cívico chamou mais alto e num piscar de olhos, sem se saber exactamente como, estava envolvida de corpo e alma, na política local, com o intuito de tornar o seu bairro num lugar melhor para todos os seus habitantes. Por isso, reformada, lá isso estava, mas a sua agenda estava mais do que nunca preenchida com compromissos políticos, inaugurações e reuniões da Junta...
          Aqui entre nós, que mais ninguém nos ouve, o Avô Asa-Para-Toda-A-Obra, de temperamento mais calmo e dócil, é que passava o dia a abanar a cabeça – agora com muito pouca penúgem – e a resmungar entre bico, pois não entendia as idas e vindas da mulher. Porque é que ela não queria gozar uma reforma calma e sem demasiadas emoções, como ele? Por um lado até tinha razão, pois às vezes quase que era necessário marcar uma reunião oficial para falar com a Avó Patachoca.
          Contudo, e apesar da sua muito ocupada agenda, a Avó Patachoca tinha sempre tempo para a sua até-então-única netinha, a Patajeca. (...)
- COPYRIGHT/Registado no IGAC



Este livro custa €13 e pode ser encomendado directamente junto do EDITOR (vitor_reis@veroverso.com), e parece-me que ainda esta semana vai ser posto à venda na Livraria GALILEU em Cascais, e nas Livrarias BERTRAND e BARATA em Lisboa e Porto.... Brevemente vai haver um site através do qual se poderá adquirir este livro. AS LIÇÕES DA AVÓ PATACHOCA: ARRUMAR É DIVERTIDO pretende angariar fundos para o Projecto AKREDITAR. Quanto a mim, espero que se consiga angariar mais do que apenas o suficiente para comprar mais tintas e papeis...Se vissem como o espaço AKREDITAR é simples mas tão ACOLHEDOR e se pudessem ver como as crianças parecem felizes lá, entenderiam como é importante apoiar iniciativas como esta.

2 comments:

  1. Quando li este livro adorei foi um dos mas fantásticos, entusiasmantes, bonitos e cativante que eu já vi.
    Cada pagina que lia era melhor que a outra sem excepção.Eu concordo perfeitamente com tudo o que lá diz!!!!!

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo seu comentário. Eu estou muito emocionada com o resultado do livro: fruto de muita co-operação e boa vontade, não só dos responsáveis pelo projecto mas, especialmente, das crianças que participaram nele. Fico feliz por ter gostado do livro.

    ReplyDelete